Free songs
Felipão_Blog

Você mudaria a seleção brasileira para a estreia?

jun 9 • Copa 2014, Copa do Mundo, Seleção BrasileiraNenhum comentário em Você mudaria a seleção brasileira para a estreia?

O Brasil estreia nesta quinta-feira na Copa do Mundo, diante da Croácia, na Arena Corinthians, em São Paulo. Depois dos dois últimos amistosos (Panamá e Sérvia) você mudaria a seleção para a estreia?

Ficou claro que o Brasil, apesar de vencer e conviver com a ansiedade por se tratar de jogos pré-estreia no Mundial, não apresentou um futebol convincente. Fred isolado à frente, Oscar burocrático no meio, Paulinho fora de ritmo, laterais presos, enfim, um time engessado e pouco inspirado.

Diante deste quadro, o que você faria? Pergunto e respondo, é claro: eu mudaria a seleção. E numa única posição. Respeitaria o bom momento de Willian e o escalaria no lugar de Oscar, que não vem bem há algum tempo.

Outra mudança proposta por mim seria a entrada de Maicon na lateral direita, na vaga de Daniel Alves. Respeitando também a boa temporada de Maicon com a camisa da Roma, enquanto Daniel Alves não brilhou com o Barcelona.

No entanto, está mudança não seria tão emergencial como a entrada de Willian no setor de criação, por exemplo.

Se me perguntarem qual time estará em campo na estreia, respondo, sem titubear: o mesmo time da Copa das Confederações. Conhecendo Felipão fica fácil acertar a formação da equipe que enfrentará a Croácia.

Felipão é pragmático e não gosta de ousar, tampouco mudar a escalação assim, no afogadilho. Ele sabe que o momento de Willian é melhor que o de Oscar, mas manterá o time que vem atuando em nome do grupo.

O treinador não vai mexer no time, sob o risco de melindrar o elenco, o qual poderia encarar sua mexida em cima da hora como uma traição aos titulares campeões da Copa das Confederações.

É fato também que após a estreia, a realidade muda. As alterações, caso sejam necessárias, serão feitas. É claro que sem ousadia, mas o treinador mudará, estou convicto disso.

Assim como creio também que Oscar não terminará a Copa do Mundo como titular. Nada contra o meia do Chelsea, mas tudo a favor de Willian. Com o ex-corintiano, a seleção ganha em movimentação e criação.

Além de recompor bem a marcação e preencher com inteligência os espaços pelo meio e lado esquerdo do campo, Willian divide um pouco a responsabilidade da armação que está toda em cima de Neymar.

Hulk participa do jogo visando mais a marcação dos laterais e meias do seu setor. Outra opção para desafogar Neymar da criação seria a chegada com qualidade do volante Paulinho na frente, mas diante da Sérvia isso não aconteceu, até pela falta de ritmo do jogador do Tottenham.

Como todo torcedor brasileiro é historicamente um treinador em potencial, pergunto ao amigo internauta: Você mudaria a seleção para a estreia desta quinta-feira? Seja o Felipão por um dia e opine!

Foto: Alex Livesey/Getty Images

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE