Free songs

Paulo Sérgio, o goleiro do álbum de 1982!

ago 7 • Sem categoria7 comentários em Paulo Sérgio, o goleiro do álbum de 1982!

O goleiro Paulo Sérgio era apenas a terceira opção do esquadrão formado por Telê Santana para a disputa da Copa do Mundo de 1982, na Espanha. No entanto, para mim, ele era o número um. O arqueiro fazia sucesso no Rio, atuando um ano antes do Mundial pelo Botafogo, e era unanimidade para mim nas peladas disputadas em frente de casa, onde com luvas, joelheiras e cotoveleiras, eu sempre gritava seu nome a cada defesa praticada no gol improvisado na pracinha da rua.
Paulo Sérgio não era a figurinha carimbada do álbum da Copa do Mundo daquele ano, mas era a minha preferida. A camisa azul da seleção caia muito bem nele, que ganhou minha defesa logo na estréia da seleção brasileira naquele mundial, diante da Russia. Quando Valdir Peres levou um frango logo de cara, num chute do meio da rua, esbravejei contra o treinador. Para mim, era um absurdo ter um goleiro como o Valdir no gol, sendo que o Paulo Sérgio poderia estar com a camisa um da seleção canarinho. Aos dez anos, não me conformava com isso. Hoje, entendo perfeitamente a preferência de Telê Santana e minhas emoções à época.
Em meu arquivo pessoal de jogos do passado, tenho duas partidas em especial que gosto muito de ver, rever, enfim, curtir sempre que possível. São elas: Botafogo 3 x 1 Flamengo e São Paulo 3 x 2 Botafogo, dois grandes duelos válidos pelas quartas e semifinais do Campeonato Brasileiro de 1981, respectivamente. Nestas partidas posso matar a saudade do goleiro e suas defesas maravilhosas. Em ambos os jogos, Paulo Sérgio foi uma muralha, comprovando os motivos que me levavam a idolatrá-lo na infância. No duelo contra o Tricolor paulista, inclusive, o goleiro perdeu a classificação à final apenas para o árbitro. Mas, isso é uma outra história…
Naquele brasileiro, eu torcia para que o Paulo Sérgio ficasse com o título. Era uma torcida isolada por um único jogador. No entanto, a perda da vaga à final pelo fogão não me fez sofrer como a queda da seleção brasileira na Copa um ano depois. Tampouco me fez deixar de gritar o nome do goleiro em minhas defesas à porta da casa.
Apesar de toda minha idolatria, Paulo Sérgio teve um currículo modesto. Esteve longe de ser um papa-títulos, ganhando apenas dois estaduais na carreira. Mas, na minha opinião, ele foi e sempre será visto como um goleiro seguro por todas as equipes que defendeu.

Quem é ele?
Paulo Sérgio de Oliveira Lima
Posição: Goleiro
Nascimento: 24/07/1954
Copa do Mundo: 1982
Jogos pela seleção: 3
Gol pela seleção: 1 (sofrido)
Clubes na carreira: Fluminense, CSA-AL, Americano, América-RJ, Botafogo, Volta Redonda-RJ, Goiás e Vasco
Títulos: Campeão do Estadual do Rio em 1973 e 1975, pelo Fluminense

Fotos:

– Paulo Sérgio com a tal camisa azul;
– Capa do álbum do Mundial de 1982;
– Paulo Sérgio com o elenco da Copa do Mundo de 1982;

Posts Relacionados

7 Responses to Paulo Sérgio, o goleiro do álbum de 1982!

  1. Morena Pretti disse:

    Sou filha do Paulo Sérgio e gostaria de agradecer a homenagem!
    Fiquei super feliz e emocionada! Obrigada!!!

  2. Eduardo disse:

    Era meu ídolo do Botafogo, e em 1982 eu tinha 11 anos e torcia muito para ele ser o titular. Naquele jogo contra a França em 15/05/81 eu simulei que estava doente para não ir a aula poder ver o jogo que o Paulo Sérgio, goleiro do meu time de coração e o ídolo que substituiu o Mendonça, iria jogar como titular. Para mim ele era o melhor e eu nas peladas tentava imitar sua postura que tinha em campo. Bons tempos em que os ídolos tinham algo de bom para transmitir para a garotada. Quando voltou da Copa meu pai me levou ao treino do Botafogo para eu conhecer o Paulo, ele me deu sua foto oficial da copa autografada. Ficou na parede do meu quarto até a adolecência. Lembro que naquela noite não dormir, a felecidade era tanta de ter visto todo o time de perto, tirar foto e ganhar aquele presente. Viva a paixão pelo futebol, viva eternamente aos ídolos que tnasmitem amor ao clube e são referências positivas. A partir de 85 vi o Paulinho estrear no Góias contra o Botafogo em São Januário e fiquei triste de ver meu ídolo em outro time e mais tarde defendendo o clube que mais odeio, o Vasco da Gama. Os ídolos são eternos.

  3. santos disse:

    Paulo Sergio para min foi o melhor goleiro que meu glorioso botafogo ja teve.

    Eu tinha 16 anos em 1981 e vi o botafogo ir a uma semifinal carioca contra o vasco e a uma quarta de finais com o Sao Paulo e Paulo Sergioestava em uma fase maravilhosa, me orgulho muito de ter ate hoje guardado um autografo dele e de varios jogadores de 1981, sou carioca e vim morar aqui no Espirito Santo e tenho a oportunidade de ve lo pela tv todos os dias no Globo Esporte local. um grande abraço.

  4. Evaldo Coelho disse:

    Que achado!!!
    Fui fã desse goleiro.
    Vibrei demais e ainda hoje assito jogos de futebol para vêr um craque jogar. Eu além de torcedor do Botafogo assiti a esse fenomenal. Ainda hoje lembro dele.
    Onde ele esta? Em que trabalha.
    Um abraço ao Paulo Sérgio.
    Saudades.

  5. anacairo disse:

    Morena Pretti, eu tive honra de ser vizinha de porta do seu pai e da sua avó quando eles moraram na Praia de Botafogo, por volta de 1977. Eu tinha 7 para 8 anos na época. Quando minha mãe saía, me deixava com sua avó, D. Filomena, que eu considerava como minha avó também. Vi seu pai começar a jogar e tenho muitas saudades desse tempo. Espero que ele esteja bem!

  6. Luiz disse:

    Não é porque sou carioca, mais aquela seleção de 82 tinha dois grandes erros (Valdir Peres levando gols bobos e Serginho Chulapa perdendo vários), no lugares desses, tinha que ter entrado Paulo Sérgio e Roberto Dinamite.

  7. Fabio Salgueiro disse:

    Caro Luiz, concordo com o amigo… O Valdir eu até entendo, pois todo treinador tem um goleiro de confiança. Mas o Paulo Sérgio estava jogando muito, tanto que estava no grupo. Agora Serginho Chulapa destoava mesmo. O lugar seria de Careca, mas sem ele, tbm defendo que Dinamite deveria jogar… Abração

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE